domingo, 30 de novembro de 2008

DENGUE E LIXO


Reproduzo com algumas modificações um post que escrevi ano passado sobre a DENGUE , pois nesses períodos de chuva o pior de tudo é a iminência de mais um surto dessa doença.

A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquito no mundo, principalmente em países tropicais, incluindo o Brasil.No Rio de Janeiro, nem se fala:clima quente, chuva...acúmulo de água e...falta de cuidados a larva da dengue começa a se manifestar.É ai que começam os problemas.

O mosquito transmissor da dengue chama-se Aedes aegypti.Em alguns lugares no Brasil recebe o nome de "febre quebra ossos".A dengue é transmitida através da picada da fêmea do mosquito, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas.Um único mosquitinho desse em seu tempo de vida(45 dias) é capaz de fazer um estrago contaminando 300 pessoas.

Por isso é muito importante que se previna a dengue com atitudes simples, que não custa nada.sei que todos já sabem o que se deve fazer mas nunca é demais lembrar:





Felizmente eu tenho bons vizinhos e cada um faz a sua parte e periodicamente agentes de saúde visitam o meu prédio e toda a vizinhança.Escrevo isso porque do que adianta você fazer a sua parte se o seu vizinho não faz, não é mesmo?Infelizmente para o bem de todos e se for necessário tem que ser fiscal até de seu vizinho.Caso tenha algo errado, sem exagero denuncie à Secretaria de Saúde de seu município ou na pior das hipóteses(acho que ninguém vai precisar disso)chame a polícia...

Pode ser até exagero, mas dengue pode matar.Já tive parentes com dengue e não é nada agradável...Também caso você presencie algum depósito de pneus velhos sem proteção, entre em contato com Disque Pneus:(21)2573 4412.

O Disque Pneus é uma iniciativa criada aqui no Rio de Janeiro que consiste na coleta e reciclagem de pneus usados.Esses pneus recolhidos serão reutilizados dando origem a vários produtos como solas de sapatos,dutos de água pluviais, pisos industriais e outros produtos.Uma boa iniciativa que além de combater o maior depósito de foco de dengue ajuda a limpar o meio ambiente.



Espero que minha contribuição tenha sido útil.

Caso vocês queiram mais informações e esclarecimento sobre a dengue, acessem aos sites linkados abaixo.

Programa Nacional de Controle da Dengue -Ministério da Saúde do Brasil.
Proteja sua casa da dengue.


Um forte abraço para todos e tudo de bom,
Janaina de Almeida.



5 comentários:

Anônimo disse...

Todo cuidado é pouco com a Dengue.Infelizmente existe muitas pessoas que não tem cuidado nenhum com as plantas,deixam água empoçadas....Atualizei o banga.tenha uma otima semana.

Angela Ursa disse...

Janaina, super útil sim e importante!! Beijos floridos :))

Carol disse...

Jana, adorei sua postagem! Vou escrever lá no blog redirecionando as pessoas que venham para cá ler o que vc escreveu. Parabéns e mais uma vez, obrigada por dar uma ajuda pra tornar esse mundo um lugar melhor pra todos!
Bjs.

Lulu on the sky disse...

Prevenção é tudo.
Big Beijos

Lula disse...

Eu não deixo a dengue entrar, e se entrar, não deixo ela sair.

Beijão, Jana!