quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

VITÓRIA PÍRRICA?



charge retratando a chegada de Pirro e suas tropas à Itália.

Quem foi Pirro?O General Pirro(318 a.C.-272 a.C.),rei de Épiro, antiga região da Grécia(atual Albânia),ficou famoso por ter sido um dos principais opositores dos romanos.É uma expressão utilizada para expressar uam vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis.

Na famosa batalha de Ásculo, obteve a vitória às custas de um preço muito alto:os romanos teriam perdido cerca de sete mil homens,enquanto o Rei de Épiro, 3500.Ao receber os elogios pela vitória, Pirro teria dito:

-MAIS UMA VITÓRIA COMO ESSA E ESTOU PERDIDO.

Assim ficaram conhecidas as vitória de Pirro como as conquistas que custam muiTo caro ao vencedor.

iniciei o post de hoje com essa breve história para ilustrar o ponto de vista do Prefeito César Maia em relação ao boicote do IPTU(Imposto Predial e Territorial Urbano),argumentando que o atraso do imposto aumentará mais a arrecadação.Mas por incrível que pareça essa atitude é muito positiva,uma manifestação de cidadania e de indignação tão importante quanto o voto. Só penso que tal atitude tem que ser tomada com cautela, pois infelizmente irá atingir os servidores públicos.

Boicotar é uma expressão muito forte, seria melhor dizer "PRORROGAR O PAGAMENTO".Ou seja, o certo é prorrogar esse pagamento até o último dia útil do ano, porque caso o imposto não seja pago no prazo limite torna-se "DÍVIDA ATIVA"(*) .Principalmente para quem paga suas contas em débito automático tem que avisar ao banco para não debitarem essa conta.e mais:cmo como o pagamento será prorrogado, o certo é guardar esse dinhiro( não gastar) para o pagamneto futuro.

As associações de moradores de cada bairro do Rio de Janeiro estão se organizando para realizarem um Plebiscito para saber se os moradores concordam ou não em boicotar(melhor dizendo prorrogar o pagamento) do IPTU.Infelizmente temos motivos para concordar com essa manifestação de indignação de todos nós , pois problemas é que não faltam,vejam a "listinha":


  • descaso com a segurança
  • violência
  • favelização
  • falta de iluminação
  • linhas de ônibus com veículos sucateados
  • tráfico
  • carros abandonados nas ruas(proliferação de foco de dengue)
  • abandono de ruas e praças
  • esgoto entupido
  • "gatos de luz"
  • lixo nas ruas
  • iluminação precária(favorece ao assalto)
  • comércio ilegal
  • inexistência de fiscalização
  • desordem urbana
  • ETC,ETC,ETC...
Uma pergunta aos moradores do Rio e dependendo de onde você morara deve pagar um IPTU bem salgado:VOCÊS ESTÃO VENDO O SEU RICO DINHEIRINHO SENDO BEM EMPREGADO?Infelizmente boa parte da verba arrecadada desse imposto será revertido para campanha eleitoral.

(*)Dívida Ativa-é o crédito da Fazenda Pública que, após esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final, em processo administrativo regular, é remetido para a Procuradoria do Estado para isncrição ecobrança judicial.É formada por créditos tributários, provenientes do não pagamento de tributos e respectivos adicionais e multas, e de créditos não tributários, ou seja, qualquer crédito que, por determinaçõa de lei, deva ser cobrado pelo Estado ou autarquias estaduais.

Repetindo e deixando bem claro que não estou induzindo ninguém :"é uma manifestação de indignação perante ao mau uso do dineiro arrecadado atravpes desse impoto, porém é uma atitude que tem ser pensada e posta em prática com muita cautela".

Um forta abraço para todos a até a próxima,
Janaina de Almeida.

UP DATE:mais questionamentos:mais questionamentos, que li por aí:
-Vocês acham que o mundo ainda depende dos EUA?
-Vocês acham que o impacto da crise americana para outros países está sendo subestimado?
-
Só mais uma,sobre a Marta Suplicy:
"para ela a febre amarela é uma epidemia da fofoca".Boa oportunidade que ela perdeu de ficar sem falar, né?Está todo mundo com aquele "relaxa e goza "intalado na garganta...

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá bom dia, essa semana meio corrida, mas estou passando para dar um oi, e você não está induzido ninguém, nós é que tapamos os olhos e aceitamos tamanha aberração que assola noça nação. O nosso mundo da blogosfera é a motivação essencial em tudo o que realizamos de bom em nossas páginas. E aos que nos visitam esperam encontrar em nós uma expressão consciente de amor fraterno e amigo, um amor abrangente e incondicional que podemos permitir que flua através de nós para tudo e todos. Tenha uma excelente sexta e um fim de semana repleto de muita paz, saúde e luz. Abraços fraternos do amigo.

Só Magui disse...

Se a pessoa não vai precisar de nada da prefeitura e se é a bagunça que dizem a dívida prescreve em 5 anos.
http://somagui.zip.net

Anônimo disse...

Jana! Estamos totalmente abandonados pelas autoridades competentes. Alguma coisa tem que ser feita, pra mostrar nossa indignação.
Pra quem disse: relaxe e goze, epidemia da fofoca foi demais, viu? Como eles brincam com a saúde pública. Será que acham que estão imunes? Se bem que pra eles a vacina deve ter chegado. E o povo que não consegue encontrá-la nos postos? Lamentável, tudo isso.
Parabéns pelo post!
Bom fim de semana!
Beijos

Lulu on the sky disse...

Nossa eu acho um absurdo esses impostos viu?
Big Beijos

Anônimo disse...

Pois eu adorei a iniciativa da população. Alias,deveria ser "exportada" pra todo o país,ja que muitos problemas são os mesmos,e o poder público nada faz.
Neste quesito,Janaina,eu sou totalmente ANÁRQUICO.Creio que ninguém mais deveria pagar imposto algum e passar a exigir mais cidadania.
Mas este assunto é longo.
Qto à Martaxa,ultimamente é o que ela tem feito de melhor: falar asneiras.

Beijos!


http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br/

Anônimo disse...

Pois eu adorei a iniciativa da população. Alias,deveria ser "exportada" pra todo o país,ja que muitos problemas são os mesmos,e o poder público nada faz.
Neste quesito,Janaina,eu sou totalmente ANÁRQUICO.Creio que ninguém mais deveria pagar imposto algum e passar a exigir mais cidadania.
Mas este assunto é longo.
Qto à Martaxa,ultimamente é o que ela tem feito de melhor: falar asneiras.

Beijos!


http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br/

Anônimo disse...

O que você esperava do Cesar "Maluco"? Aumentar a arrecadação entupindo o povo com aumento de impostos é fácil. Pior que tem gente que ainda elege gente que governa dessa maneira. Mas que se há de fazer? Votar direito, quem sabe?

Ps: tava ouvindo o Elvis. Aliás, esse é o meu clip predileto do Rei.

Beijos.

Dono do Bar