domingo, 6 de janeiro de 2008

DIA DE REIS




Dia de Reis ,Festa de Reis ou "Epifania do Senhor",significa o dia em que Jesus se manifesta para outros povos.Infelizmente aqui no Brasil esse dia perdeu seu significado religioso sendo mais lembrado com o dia em que se desmonta a árvore de Natal.

Segundo a tradição,foi nesse dia que os três reis Magos foram orientados pela "Estrela de Belém",até a gruta onde Jesus havia nascido para presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.

O ouro simbolozava anobreza, sendo presenteada por Belchior.

O incenso representava a divindade de Jesus, sendo presenteada por Gaspar.

A mirra, sendo uma reva muito amarga, simbolozava o sofrimento que Jesus enfrentaria na Terra enquanto Salvador da Humanidade, também simbolizava Jeus quando homeme.Foi presenteado por Baltazar.


Segundo a tradição, um era negro(africano),branco (europeu) e o terceiro moreno(assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época.quanto ao nome dos três, quem deu nome aos magos foi Beda, umm cronista inglês que viveu entre 673 a 735 d.C.

Em outors países, principalmente na Europa, essa data tem um significado tão importante
quanto no Natal, sendo feriado em todo o continente.


Na Espanha é Fetsa de Reis.na Itália chamam de "Befana".Befana para os italianos significa uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças.Befana traz um significado muito importante para a Itália, que principalmente no Natal valoriza o idoso.A tradição é seguida até os dias atuais, onde ninguém recebe presente dia 25 de dezembro, e sim no dia 6 de janeiro.


BEFANA:


Uma pequena canção canatada por crianças italianas:

"La Befana vem à noite

Em sapatos ratos

Vestida em estilo romano

Vida longa para Befana!

Ela traz cinzas e carvão

Para as crianças más

Para as boas crianças

Ela traz doces e um monte de brinquedos."


REISADO NO BRASIL

Apesar de a maioria dos brasileiros não estar tão ligada quanto os europeus à Festa de Reis, inúmeras comunidades, principalmente no interior do Brasil, promovem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens européias da celebração mas que adotaram formas, cores e significados locais bastantes próprios de nosso povo na expressão que virou parte de nossa cultura.

Os Reisados brasileiros envolvem música, dança, celebração religiosa, orações, com elementos específicos mais marcantes dependendo da região do país, e acrescenta a tradição de que aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (na realidade, o simbolismo representa a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer graciosamente comida a seus integrantes, que realizam toda sua preformance de tradição folclórica-religiosa local, enaltecem o hospedeito, agradecem pela comida e seguem para o próximo destino.


fontes:http://www.universa.com.br

www.natalnatal.no.sapo.pt

Um forte abraço para todos e até apróxima, beijos,

Janaina de Almeida.

10 comentários:

Só Magui disse...

Tem razão,no interior tem muita festa de Reis.Um folclore muito bom.Lmebro-me do congado passando na frente da minha casa em Belo Horizonte e nós indo atrás com chocalhos no tornozelos e batendo os pés na poeira da rua sem calçar.Não sei se ainda existe.

Anônimo disse...

Oiee amiga Feliz 2008 tudo de bom para vc.Vim te avisar que dia 07/01estarei de volta com post novo....beijos

Ulisses disse...

Nunca comemorei esse dia. Sei que em muito lugar se comemora, no nordeste parece que o bicho pega pois é uma das festas que mais reune gente.

Micha Descontrolada disse...

eu vi uma folia de reis num encontro de mestres de folclore q fui e fiquei apaixonada demais..as músicas são deliciosas de se ouvir.

...... @@ ......... um abraço
....@(`;`)@........e um ótimo
0==/--\\\\==0.....2008
...../___\\\\...........
....._| |_...........beijossss

Lila Rose disse...

Aqui em casa como temos uma mistura de espanhol e português é costume fazermos o bolo de Reis e um jantar no dia 06.

Eu adoro.

Bisous.

Lúcia Laborda disse...

Oie minha amiga! Que belo post! Aqui existe um bairro que comemora o dia de reis. Alguns interiores também. Eu gosto e minha familia é conservadora dessas festas. Não deixamos de comemorar, assim como o natal e ano novo.
Que sua semana seja de realizações!
Beijos

Carol disse...

Jana, muito linda esta lembrança que vc fez. De fato, nossos feriados católicos há tempos viraram apenas um dia de não se trabalhar... parabéns por este resgate!
Bjs!

Julis disse...

legal, gostei não sabia de tudo isso

Anônimo disse...

No Espírito Santo ficou a tradição das folias de reais, uma manifestação hoje folclórica, muito bonita.

Monalisa disse...

Janaina também é cultura...rss. Não sabia que na Europa que levavam a sério o Dia de Reis, que chegasse a ser feriado. O brasileiro anda mesmo perdendo suas tradições, eu adorava ver as folias, mas estão acabando. Se quiser ver algo tradicional ainda, temos que ir para as fazendas, onde ainda há tradição. Beijos!