segunda-feira, 12 de novembro de 2007

CARIOCAS

"Somos um povo impetuoso e generoso,capaz de disciplina e de indocilidade.Somos um povo carnavalesco, mas um povo sofrido:um povo de sambas e reações profundas.Somos um povo com senso de humor e com repentes de ira sagrada.Somos um povo que não gosta de se curvar,mas que se volta para ver a beleza -que nasce aos nossos olhos todas as manhãs...Aqui até os mais pobres moram de rosto voltado para a maravilha da natureza que a incúria dos governos ainda não consegiu desfigura.As favelas têm por fundo a Serra dos Órgãos.Pensaram que nos abandonando interiorizavam a civilizaçõa, mas foi aqui que adeixaram."

Carlos Lacerda


Caros amigos e amigas virtuais,

confesso que a criatividade e o tempo estão escassos,estava estudando e me deparei com esse texto de Carlos Lacerda sobre os cariocas, e achei que tinha tudo haver.Só tenho a lamentar o que estão fazendo com om nosso Rio de Janeiro, e admito que parcela de culpa é nossa também, está nas nossas mãos, pois ano que vem as eleições estão aí. Pena que o Rio perdeu aquele charme do Rio Antigo que via nos livros, aquele glamour.A cidade poderia se modernizar, mas poderia presevar-se.quem me conehce sabe que já comentei em outros blogs que homanageiam o Rio de Janeiro.


O tempo não está ajudando muito, segunda -feira, chuva, dia cinzento .Mas como boa carioca eu penso que depois de uma chuva e de um dia cinzento com certeza virá um Sol e um dia lindo e radiante.Ser carioca é saber respeitar a natureza , o tempo.Porém, antes de sermos cariocas jamais poderemos esquecer que somos brasileiros.

E para os cariocas da gema, de berço ou de coração:você pode até sair do Rio de Janeiro mas o Rio de Janeiro nunca sairá de você.

Um forte abraço para todos e até mais,
Janaina de Almeida.











10 comentários:

Anônimo disse...

Bela homenagem .Carlos Lacerda foi um dos maiores oradores nacionais, senão o maior.O povo carioca não é culpado pelo ponto que tudo chegou.É que a história ainda não se acomodou por aí.

Tati Sabino disse...

...morro de vontade de conhecer o Rio... É uma das cidades mais lindas do Brasil..Quem sabe um dia..com o Rio mais calmo..mais tranquilo..
Até mais..

Yvonne disse...

Janaína, você disse tudo. Sou carioca e muito me orgulho disso. Pode quem quiser falar mal que eu não ligo. Vim para cá para fugir de vida estressante de qualquer grande centro. Não é exclusividade do Rio, mas é aí que eu recobro a minha energia. Beijocas e parabéns pela bela homenagem.

Luma Rosa disse...

Eu adoro o Rio. Morei por alguns anos aí e confesso, mudei por causa da violencia. Porém a violencia está chegando onde estou. Verdade, ela está agora em todo lugar, proporcionalmente ao número de habitantes. Nossos administradores são culpados e nós co-autores desse desagravo. Boa semana! Beijus

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Jana, o Rio não sai da gente mesmo. O mais engraçado é morar fora e ser reconhecida como carioca pelas pessoas. Às vezes por causa do sotaque, às vezes por causa dos gestos... até pela minha mania de viver andando de havaianas!
Bjs cariocas.

Carla disse...

Menina, eu amoooooooo o Rio de Janeiro de qualquer jeito... se eu pudesse, ia mais vezes pra aí...
Beijinhos...

Lulu on the sky disse...

Morro de vontade de ir ao RJ e nunca consigo ir.
Big Beijos

Angela Ursa disse...

Janaína, apesar de eu não gostar do Carlos Lacerda como político, reconheço que ele era um homem muito inteligente e culto. E o Rio precisa mesmo de cuidados, muitos!! Beijos cariocas da Ursa

Julis disse...

Gostei dessa citação!