sexta-feira, 16 de maio de 2008

ZONA SUL/GRAJAÚ/VILA ISABEL/TIJUCA / ZONA SUL

Blogagem coletiva sugerida pela Andréa Motta do blog Leio o mundo assim.

Boa parte de vocês não sabem mas eu não nasci em Vila Isabel.Nasci no bairro de Botafogo em 24 de dezembro de 1975.Vivi em Botafogo até os dois anos de idade, onde levada para passear no Parque do Flamengo, onde com certeza a qunatidades de meninos de rua não era tanto.Era uma alegria só.



Em 1977 mudei-me para o bairro do Grajaú e desde 1995 moro em Vila Isabel.

Durante minha infância minha curtição era brincar em parques e praças, como a Praça Edmundo Rego(imagem abaixo e ao fundo a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), e o Parque Recanto do Trovador, antigo jardim zoológico na Visconde de Santa Isabel.



A atmosfera que robnda principalmente na Praça edmundo Rego é como se você estivesse numa cidadezinha do interior.Para quem gosta, é uma boa dica.



Descobri pelas minhas andanças na Net que o loteamento que deu origem ao bairro de Vila Isabel foi idealizado pelo barão José Batista de Vianna Drummond que , para tal, havia adquirido da Princesa Leopoldina as terras da fazenda do Macaco, no Andaraí.Em 1888 criou o Jardim Zoológico na rua Visconde de Santa Isabel , que exibia animais nacionais e exóticos entre as atrações nos jardins de jogos,como o carrossel e tiro ao alvo. Foi para ci custear a manutenção dos animais que o barão de Drummond idealizou o jogo do bicho. O Jardim Zoológico, hoje administrado pela Prefeitura, foi transferido para a Quinta da Boa Vista.



A última notícia que soube do antigo jardim zoológico é que será construído um cenr centro poli esproitivo.Se for verade mesmo etudo der certo, vai ser uam boa porque esporte e cultura são as melhores soluções para espantar a ociosidade, pois mente vazia, já sabem...

Mas minha infância não era limitada somente ao Grajáu, eu adorava passera pela Praça Sanes Peña onde havia excelentes cimenams: O Carioca, o América,Tijucas 1 e 2, Art Tijuca.Ainda não havia essa febre de Shopping.



Além dos parques, cinemas eu curtia (e curto ainda) uma boa... PRAIA.Minha mãe e meus familiares adoravama ir à Praia do Leblon, sentir aquela brisa, o Sol , tudo de bom.



Como não havia aquela febre de shopping fazíamos compras na Praça Saens Peña, Tijuca, Centro da Cidade.Adorávamos visitar a fazer compras na Mesbla, na Slopper, pena que essas lojas acabaram...Essa imagem abaixo era da Mesbla no Passeio.



Bom, esse é um pouco do Brasil que fez parte de minha história, e a sua?

Um forte abraço para todos e espero que tenham gostado, beijos,
Janaina de Almeida.

p.s.:Agradecimentos aos sites consultados:

Memória Bravo Brasil
Inepac
Viver Cidades
Velhos Amigos
Rio
Alma Carioca






15 comentários:

Crys disse...

Cada canto deste Brasil, riqueza culturais a ser desvendadas, estudadas, visitadas... Bela abordagem a sua. Um abraço e um bom fim de semana!

Anônimo disse...

Nossa, te invejo! Eu nasci aqui nessa cidade do interior do RS, hoje uma cidade de porte médio, aqui eu vivo e aqui encerrarei meus dias no mundo. Sou um prisioneiro da minha terra.

Beijos.

Lulu on the sky disse...

o bom da blogagem é conhecer os cantinhos do Brasil.
Big Beijos

Angela Ursa disse...

Janaina, gostei de conhecer um pouco da sua história e sobre a origem de Vila Isabel :)) Eu também gostava muito de fazer compras na Mesbla e na Sears. Realmente, é uma pena as duas terem acabado. Beijos floridos da Ursa!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Oi, Janaína, demorei, mas cheguei! Obrigada por falar lindamente do nosso Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Oi. Gostei muito do seu post.

Faz tanto tempo que não vou ao Rio ...

Bjs.
Elvira

Anônimo disse...

Que pena que não fiquei sabendo dessa blogagem, tenho umas fotos lindas que tirei da cidade que nasci.
Mas para as outras blogagem já estou me programando.

bjs

Laura disse...

Nooossa, eu lembro de ir na Mesbla com a minha mãe!

Muuito lindos os lugares da sua infência, os da minha não chegam nem perto, hehhee.

Beijão, coisa mais querida!

Anônimo disse...

A primeira vez que eu fui ao Rio fiquei perto dessa Praça Sanes Peña.Achei o nome super legal.E me lembro bem dos cinemas onde Roberto e Erasmo iam com Tim Maia.Excelente texto ainda mais com esta foto da igreja que nunca vemos em lugar nenhum.

Eliana Gerânio Honório. disse...

Amo Vila Isabel!
Aquela 28 de Setembro me mata.
Muito obrigada por falar de Vila Isabel.
Se tiver um tempinho, venha almoçar comigo no Espaço Mensaleiro.
http://espacomensaleiro.blogspot.com
Um grande beijo.
Eliana Alves

Osc@r Luiz disse...

Caprichadíssimo seu post.
Mostra o que normalmente ninguém mostra... Foi também o que tentei fazer principalmente no "Coisas de Mato Grosso".
Está de parabéns pelo post completíssimo. Texto e imagens nota dez!
Parabéns, um beijo e uma ótima semana!

Anônimo disse...

Muito interessante esta blogagem,Janaina. A ge nte fica sabendo de coisas que,normalmente,so os proprios moradores conseguem expressar.
Muito bom.
Beijos e otima semana!

Alda Inácio disse...

O Rio de Janeiro continua lindo...que coisa gostosa ver tanta gente mostrando o nosso Brasil. Para mim que estou fora vejo neste idéia algo de muito positivo. Estou visitando so blogs participantes que infelizmente cheguei tarde para participar.
Deixo-te um grande abraço.Alda

Luma Rosa disse...

Jana, quando morei no Rio, ainda peguei a Mesbla do passeio antes de fechar. Olhei a foto e bateu uma saudade! Você conhece a praça do chacrinha? Se não conhece, deveria. Um lugar lindo e bucólico bem no centro da agitação de Copa. Boa semana! Beijus

Julis disse...

amiga cada lugar lindo, fotos de cartão postal, sem contar que de quebra ainda tem a praia, amooo.