sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

SÃO VALENTIM:DIA DO AMOR E DA AMIZADE



Ontem dia 14 de fevereiro foi dia de São Valentim, mais uma data para que se comemora o dia dos namorados e da amizade também.A data é m­ais comemorada nos EUA e na Europa. Pelo menos essa data é m­ais democrática, pois quem não tem namorado também­ pode comemorar, celebrando a amizade e presenteando os amigos e familiares.São Valentim é romance, amizade e presentes.

A história de São Valentim como o "santo dos namorados" começou no séculoIII , sendo Valentim um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II.


O imperador Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte.Mas ele acreditava que, para realizar tal feito, ele proibiu que os soldados se casassem, argumentando que soldados casados eram mal saldados, pois não queriam se separar de seus familiares em caso de guerra.A solução que esse imperador encontrou foi simplesmente ...PROIBIR O CASAMENTO DOS JOVENS!!!!!!!!


Mas revoltado com tal situação,Valentim estava convencido de que todos estavam livre para se casar. Revoltando-se contra a ordem do imperador e com o auxílio de S. Mário, realizou muitos casamentos em segredo...


Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado, a 14 de fevereiro.Em 496, o Papa Gelásio reservou o dia 14 de fevereiro ao culto de São Valentim.


Poré­m enquanto esperava na prisão a execução de sua sentença, Valentim namorou Júlia, a filha cega do carcereiro. Ela viu o mundo atarvés dos olhos de Valentim.Ele a ensinou História,Matemática e ensinou também­ sobre Deus.Se sentavam juntos, em oração.Um dia, enquanto rezavam juntos, Júlia recuperou a visão.


Na véspera de sua morte, Valentim escreveu uma carta com o título "de seu Valentim".No dia seguinte foi executado.O enterraram onde hoje é a igreja de Praxedes em Roma.


Reza a lenda que Júlia plantou uma amendoeira de flores rosadas, junto a seu túmulo.Hoje, a amendoeira é o símbolo de amor e amizade duradouros.


A cada 14 de fevereiro , as palavras "de seu Valentim"seguem o lema das mensagens de afeto, amor e devoção que são trocados ao redor do mundo.


Aqui no Brasil comemora-se no dia 12 de junho, pois é véspera do Dia de Santo Antônio, mas é ¡sso é assunto para outro post...


Para finalizar, essa data caiu como uma luva, pois seria bom que todos celebrássemos o amor, amizade , a vida.Comemorem a sue modo, beijem bastante seu amor , façam­ amor, sintam prazer ao máximo, como se não houvesse amanhã...Estamos precisando de mais amor no coração.


FELIZ DIA DE SÃO VALENTIM PARA VOCÊS, PARA TODOS!!!!!!!!!!!



Um forte abraço e tudo de bom,
Janaina de Almeida.

15 comentários:

Anônimo disse...

Bem, apesar da sua dica ser muito boa, vou ficar mais uma vez devendo pra São Valentim.

Tá feia a coisa.

Beijos, Jana.

DB.

Anônimo disse...

E triste a historia por isso o amor e tao dificil de dar certo...bom fim de semana

http://graceolsson.com/blog disse...

Querida Janaina, eu sou casada com sueco e ele não dá valor assim a esse dia, até por que na sociedade dele, esse dia serve para presentear amigos, também. Mas, para te flar a verdade vim aqui pela blogagem coletiva. Te encontrei na Cilene.

Dias felizes e que o amor seja a mola mestra de sua vida, SEMPRE!
DIAS FELIZES

GRACE OLSSON
www.eueorenascerdascinzas.blogspot.com

Lulu on the sky disse...

è verdade Jana, o dia de São Valentim tb é celebrado dia da amizade, diferente daqui q só dá presente pra namorados, lá eles tem a tradição de presentear os amigos, q eu acho bacana, afinal, amigos verdadeiros são pra sempre. Diferente de namorados.
Big Beijos

Anônimo disse...

Lá ou aqui vale a confraternização. No fundo o objetivo é comercial mesmo.

Angela Ursa disse...

Janaína, um brinde ao amor e à amizade! Beijos da Ursa :))

Lúcia Laborda disse...

Oie minha amiga! Não sei porque, tenho deixado comentários em alguns blogs e depois eles não aparecem mais...
Passei para lhe ver e desejar bom domingo e uma semana de realizações!
Beijos

Ulisses disse...

até que esse dia é bem famoso perante os blogueiros... muitos edicaram um postinho pra ele. E feliz dia de são Valentim pra vc, que a amizade aumente a cada dia. - Já essa música/clip... eca. Odeio Bon Jovi.

Julis disse...

Jana não sabia que era celebrado o dia da amizade tbm, bom saber disso, feliz valentim pra vc tbm.

Anônimo disse...

Desconhecia completamente a historia,JANAINA. Achei muito interessante.
Beijos e otima semana.

Anônimo disse...

Temos memso que comemorar não só o dia dos namorados,mais o fato de termos família...amigos.Gostei do teu post.Me diga uma coisa como vc faz para postra video do youtube no teu blog? Tenha uma otima sema.Beijos

Carol disse...

Com certeza, o mundo está precisando, amiga....
Bjs!

Anônimo disse...

Esta afim de troca banner.
entre em contato:

pelo:

MSN:maurinhobarth@hotmail.com

YAHOO:mauro.barthpaivajunior@yahoo.com

GMAIL:maurobarthpaivajunior@gmail.com

ou pelo
BLOG:www.belamoda.blogspot.com

Fábio Mayer disse...

Eu não conhecia essa história... agora entendi porque São Valentim.

Anônimo disse...

eu vi essa historia no programa do chavesmemfui pesquisarmp ver se era verdade, amei a historia, todos os dias dever do amor e da amizade