domingo, 18 de outubro de 2009

"FIM DE SEMANA DE TERROR"


foto do leitor Antônio Ribeiro


foto do leitor Márcio Leão

Essas imagens não são de Faixa de Gaza,Iraque,ou outro território que sofre uma constante guerra:são aqui mesmo, em Vila Isabel,Rio de Janeiro.

Tudo começou na madrugada de sábado por volta das 2h da madrugada quando começaram os tiroteios durante um baile funk realizado no Morro dos Macacos.

Porém, os fogos e os tiroteios foram constantes como nunca ouvi na minha vida.Acreditem, fiquei a NOITE INTEIRA SEM DORMIR.Por volta das 3h30 da manhã o blindado do Bope subiu o Morro São João e voltou pela contramão na Visconde de Santa Isabel.

Nesse momento os tiros pararam mas quando eles foram embora os traficantes recomeçaram os tiroteios às 4h da manhã.

Ficaram nessa tortura para todos da redondeza até as 8h30 da manhã.Moradores do morro fecharam a Visconde de Santa Isabel até o Bope retornar e foram aplaudidos.Finalmente por volta das 10h40 da manhã os moradores voltaram a subir.

Só que o tormento não parou, pois havia locais que foram fechados, ônibus incendiados ,helicóptero destruido,parecia cena de filme, um horror.O dia inteiro noticiários recomendando que ninguém saísse de casa,mas o dever me chamava e fui trabalhar por um outro trajeto que era "menos arriscado".

Cheguei bem, Graças a Deus,o dia no trabalho foi ótimo e para voltar?Sai mais cedo do trabalho ,peguei o primeiro ônibus e para pegar o segundo ônibus?Nenhum parava,estavam todos escritos:GARAGEM.Os ônibus foram todos recolhidos mais cedo.

A sorte que não só eu mas os que estavam comigo é que uma senhora ENVIADA POR DEUS,ILUMINADA,juntou o grupo e decidiu pagar um táxi ,sem conhecer ninguém e nada pedir em troca.

Sinceramente, nesses momentos a única coisa boa que vejo é quando uma pessoa é capaz de um gesto TÃO NOBRE,DE AJUDAR PESSOAS QUE NUNCA VIU,NEM CONHECE,QUE FAZ O BEM SEM TER A QUEM.

GENTE,SE NÃO FOSSE O GESTO DE BONDADE DESSA SENHORA,LITERALMENTE IRIA PASSAR A NOITE NA RUA,ATÉ AMANHECER E PEGAR UM ÔNIBUS.

Agora estou preocupada com o que vai acontecer ,a Copa está ai(2010),Olimpiadas(2016) e espero que todos tenham o direito de ir e vir e de poder ter uma noite tranquila ,ou de sono ou de balada,ou de trabalho.

As imagens deste post são do site do Jornal O Globo.

Um forte abraço para todos, Paz e bem,
Janaina de Almeida.

12 comentários:

Magui disse...

O apoio dos cariocas ao governo no combate ao crime precisa continuar. Lutar para que os conhecidos parem de usar droga é outra forma de participar.Essas ações são a reação dos bandidos donos da cidade há décadas. 2016 ainda está mt longe.O importante é a luta de hoje para a coisa melhorar até lá.A estratégia suada pelo gov. estadual é a mesma da Colômbia, com a mesma reação mas haverá sucesso como teve lá.

Quando vc se vir sozinha pegue um taxi e pague qd chegar em casa.

DO disse...

Janaina

Fico me perguntando o que mais precisa acontecer pro poder público tomar uma atitude EFETIVA.

Beijos!

Fábio Mayer disse...

Fico apavorado de ler essas coisas sobre o Rio. E tenho a nítida impressão de que traficantes e políticos de raia miúda estão proimovendo uma baderna ainda maior do que a normal na cidade, em vista dos muitos interesses excusos que as olimpíadas 2016 terão que atacar para arrumá-la.

É triste ver que o carioca da gema, que é boa praça, simpático e cordial está sofrendo nas mãos de políticos que, afinal, são culpados diretos pelo tudo pode e deus nos acuda que assola a cidade.

Tati Sabino disse...

engraçado, não moro no Rio, nunca fui (mas morro de vontade, pois acho a cidade linda) mas não ouvi nada sobre violência quando teve o PAN... Será que na Copa e Olimíadas vão "mascarar" esta violência novamente?!?! Ou vai "rolar" um acordo básico?! Complicado... e Boa Sorte!

Anônimo disse...

Querida, hoje resolvi visitar os meus queridos amigos. Você é uma delas. Não vou comentar nada, por falta de condições, então ficarei com a Santa Edwiges do post abaixo para cuidar da minha querida cidade maravilhosa.
Mil beijocas mais do que carinhosas
Yvonne

Anônimo disse...

Foi um horror mesmo, fiquei chocada.
Big Beijos

DO disse...

Janaina

Vim te convidar pra comigo comemorar mais um aniversário do "Ramses".

Tem novidade por lá.



Beijos!

Angela Ursa disse...

Nossa, Janaina! Que horror esse tiroteio em Vila Isabel! Eu vi trechos de reportagens na TV. Torço para que tudo se acalme por aí. Que Tupã a proteja! Beijos floridos da Ursa

Micha Descontrolada disse...

é, a situação ficou preta.
todas as forças tem q ir pra rua!!!
já virou guerra civil mesmo.

q Deus abençoe essa senhora, e ela possa ajudar mtas outras pessoas ainda.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Jôka P. disse...

Nossa, então isso aconteceu próximo de sua casa! Nesse momento em que escrevo (quarta, 21) tudo já se acalmou, mas posso imaginar o trauma. Todo o meu apoio pra vc e sua família!
Bjs!

Luma Rosa disse...

Janaína, eu tinha que ir ao Rio essa semana e nem fui por conta disso! Medo que tudo retornasse. Cuide-se! Beijus,

Ma Albergarias disse...

Ai Jana, Não sabia que vc morava perto do Engenho Novo!!!
Tenho vários amigos, lá, eu mesma morei no Méier ate 2003!
Mudei de lá justamente por causa destes confrontos, que tanto tiravam nossa Paz, pois o entorno é que é o problema.
Meus grandes amigos ainda estão lá e temo por eles!
Agora, por vc também!
Deus te proteja, amiga!