sábado, 13 de junho de 2009

"SANTO ANTÔNIO"


Seria difícil averiguar o motivo porque o povo brasileiro, assim como o português, inclui nas virtudes do santo que se festeja a 13 de junho, a de milagroso casamenteiro. Haverá quem diga que descobrir um noivo é atribuição do advogado das coisas perdidas. E Santo Antônio é, também invocado para encontrar coisas perdidas(parceria com São Longuinho, boa, com todo o respeito).

Em Minas, corre de boca em boca uma lenda que, certamente, tem contribuído muito para que se alastre entre os montanheses a crença nos méritos de Santo Antônio de Lisboa, ou de Pádua, como providencial casamenteiro.

Conta-se que uma jovem muito linda, mas cansada de esperar por um noivo que não chegava, já desiludida de encontrar marido, se apegou com Santo Antônio. Foi ao santeiro da cidade, adquiriu uma imagem daquele santo, pediu que fosse abençoada, colocou-a no oratório e ali lhe levava, todos os dias, a suas orações, as flores que colhia no jardim e o dinheirinho de promessa.

Mas, passaram-se semanas, meses, anos… e nada.

O noivo não aparecia, nem se falava na redondeza que algum mancebo ou mesmo, à falta de outro, algum velhote ricaço se tivesse por ela inclinado. Certa vez, depois de consultar o espelho e ter descoberto prenúncios de pés de galinha, se pôs a lamentar da ingratidão do santo, chegando mesmo a ser repreendida pela mãe. E, desapontada pelo poder miraculoso do santo, toma a imagem e, no auge do desespero, atira-a pela janela afora.

Passava na rua, naquele momento, um jovem cavaleiro que a recebe, em cheio, sobre a cabeça. Apanha-a, intacta e sobe a escada do sobrado, de uma de cujas janelas partira a imagem. Vem recebê-lo, por notável coincidência, a formosa e geniosa donzela. Apaixona-se por ela o cavaleiro e, tempos após, acabam casando, naturalmente por milagre do santo.

Depois dessa história, o santeiro da cidade não mais teve mãos a medir…

Na minha singela opinião, essa história é bem engraçada,mas é impressionante como há mulheres que se dizem tão modernas, em pleno século 21 que hajem com o mesmo desespero, tirando o menino Jesus do santo, colocando no congelador, até de cabeça para baixo...

Sinceramente eu sou completamente contra essas maldades que fazem com imagens, nada mais que isso...Porque que essas mulheres não aproveitam e seu afogam, às vezes o problema á com ela, deve espantar, ou então deveria se ajeitar melhor, sei lá...

Mas vocês pensam que Santo Antônio deixa barato essas "atrocidades"?Sabe o que ele faz?Ele até atende ao pedido das moçoilas, mas manda um belo de" abacaxi de marido" para descascar ,com um defeitinho de fábrica...

Afinal, não queria se casar?Então:pede que o santo dá...Caso eu tenha desapontado alguma moça, DISCURPE...

Oração para os namorados

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

Amém!

Um forte abraço para todos e tudo de bom,

Janaina de Almeida.

6 comentários:

Micha Descontrolada disse...

hahaha minha irmã tava falando isos hj, q é contra as maldades q fazem com o santo.

Um ótimo fim de semana para você!!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Jôka P. disse...

AMEM !

Lula disse...

Ele é o santo das causas impossíveis também. Peço sempre pelas 6 dezenas da mega-sena acumulada. Foooorça santinho!

Beijão.

Anônimo disse...

è um absurdo mesmo Jana. O amor qdo tem que acontecer, aparece com ou sem ajuda de sto antonio.
Big Beijos

Monalisa disse...

Engraçado, acabei de escrever um texto e falei de Santo Antônio! Tudo na brincadeira é claro, porque para mim, o amor só acontece quando tem que ser mesmo. Aqui em Minas penduram o santo de cabeça para baixo debaixo da cama e só o tiram de lá até aparecer o marido. Isto para mim é loucura, desespero total. Será que elas acham que o santo lá no céu estará de cabeça para baixo também? Ahhh...loucura total!

Menina do Rio disse...

Vai ver que os milagres só funcionam se atirarem o santo na cabeça deles ( homens)...
Muito engraçado.

Beijinhos querida