quinta-feira, 18 de junho de 2009

"CONSEGUIRAM ME IRRITAR"

Não sou Fernanda Young mas conseguiram me irritar.Não é nada diretamente pessoal contra ninguém, mas são as coisas que leio na Internet, ouço na rádio,em telejornais.Até a minha forma de ler jornal mudou, pois infelizmente são as mesmas notícias, o mesmo enfoque uma tragédia sobrepõe a outra.

O que leio sempre nos jornais confirma o que ouço na rádio, gosto muito de rádio.A Internet é um meio de comunicação mas o jornal também é importante ,a escrita nunca morrerá.

O que li hoje principalmente no Globo foram quatro assuntos que me chamaram atenção e fiquei IRRITADÍSSIMA:

  • AUMENTO DO NÚMERO DE VAGAS PARA VEREADOR
  • PODE SAIR O TERCEIRO MANDATO
  • SUPREMO ACABA COM DIPLOMA DE JORNALISMO
  • CARNIFICINA DE GATOS
AUMENTO DO NÚMERO DE VAGAS PARA VEREADOR

Bom, vamos aos trabalhos.Li no O Globo a seguinte manchete:"PAÍS PODE TER MAIS DE 7 MIL VAGAS DE VEREADOR".Mentira:na verdade são exatamente 7343 vagas que vai doer no bolso de todos nós, principalmente em São Paulo.Podem deixar que eu explico.Só com essa novidade os repasses para as câmaras foram reduzidos.Com certeza essas vagas a meu ver tem tudo haver com campanha eleitoral ,ninguém tira isso de minha cabeça.

A primeira votação registrou 62 votos a favor e 4 contra.Na segunda votação foram 56 votos a favor e 6 contra.A proposta voltou para a Câmara.

Como escrito anteriormente,São Paulo é um dos municípios que imagino eu vai passar por mais dificuldades, pois para municípios com populações acima de 8 milhões de habitantes os repasses serão reduzidos de 5 para 3,5 % da receita.Para municípios com populações entre 8 e 3 milhões de habitantes(no caso do Rio de Janeiro), os repasses caem de 5 para 4,5%.Em resumo: quanto menor o número da população a redução do repasse é menor.

PODE SAIR O TERCEIRO MANDATO

Não é novidade para ninguém,é um dos assuntos mais constantes na mídia.A corja, os ladinos,velhacos o que for,embromam, disfarçam mas o Terceiro Mandato vai sair sim, pois o deputado José Genuíno(nem precisa escrever qual o partido dele) apresentou hoje ao CCJ(Comissão de Constituição e Justiça)parecer á proposta de emenda constitucional que cria a possibilidade de o presidente,governadores e prefeitos disputarem a TERCEIRA ELEIÇÃO CONSECUTIVA.Não precisa nem queimar a cabeça para saber de que modo acontecerá isso tudo...

SUPREMO ACABA COM DIPLOMA DE JORNALISMO

Sinceramente, ao ler isso levei um susto e não acreditei em que li.Isso quer dizer que qualquer pessoa sem diploma de jornalismo pode trabalhar como tal , sem problemas.isso é uma espúria, uma falta de respeito com os profissionais de Comunicação, principalmente os jornalistas.A meu ver basta você gostar de escrever,seja o que for você pode pleitear o registro profissional, independente da escolaridade.

Tenho conhecimento de que há profissionais na área literária excelentes e são reconhecidos como jornalistas mas não possuem registro.Fora esses casos isolados, penso que tudo tem que estar no seu devido lugar,principalmente e importância de um registro do profissional para ter reconhecimento e até benefícios como o CREA,CRM,OAB e outras entidades com reconhecimento profissional.

Caso fosse jornalista ,defenderia um registro diferenciado e uma certa limitação, pois para ser um jornalista tem que gostar de escrever, estar bem informado aprender como funciona uma redação, como elaborar uma reportagem, muita prática , mas defendo que tem que haver registro profissional sim.

Fico preocupada sim, pois já pensou se isso acontece com outras profissões?

CARNIFICINA DE GATOS

Ao ler Cora Rónai no segundo Caderno do Globo fiquei estarrecida com o que ela escreveu que os funcionários do Piranhão, na Cidade Nova,foram recebidos pela segunda de manhã(15 de junho) com cadáveres de 18 gatos que viviam no terreno vizinho.

Com requintes de crueldade, os gatos estavam caprichosamente alinhados na grama da calçada que dá acesso à estação do metrô.Segundo versões espalhadas por e mail o massacre teria sido perpetrado por traficantes de São Carlos,que teriam soltado pit bulls entre os gatos.

Acionada pelos protetores, a Sepda(Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais) emitiu uma nota:"Enviamos um médico veterinário ao local para averiguar o ocorrido e segundo o técnico, os animais apresentavam lesões compatíveis com a mordedura de animais maiores.Todos os felinos foram encaminhados para o Instituto Jorge Vaistman para cremação.A Sepda irá investigar o que causou os óbitos."

Agora uma coisa que não entendo:como os corpos serão cremados se a investigação ainda não foi concluída?Caiu em contradição.

Bom, por hoje é tudo isso, tinha que escrever.

Um forte abraço para todos e tudo de bom, na mediada do possível,beijos,
Janaina de Almeida.

7 comentários:

Grace Olsson disse...

O ser humaNO É DESUMANO, VIU?

SE NEM OS ANIMAIS POUPAM, IMAGINEM O QUE NAO SAO CAPAZES DE FAZER CONOSCO.BJS E DIAS FELIZES

DO disse...

Esbugalhou meu estomago logo cedo,Janaina. Tenho nojo de tudo isto.NOJO!!

Beijos!

Fábio Mayer disse...

Me embrulha o estômago saber que querem criar mais 7000 cargos de parasitas, no caso, vereadores.

Mas em relação ao diploma de jornalismo eu tenho opinião diferente que expressei no meu blog. Penso que liberdade de expressão não tem preço nem diploma e se essa exigência de diploma existisse, isso seria usado pela classe política para calar vozes dissonantes dela. A atividade jornalística não tem as mesmas características que a de médico ou advogado e mais que isso, encerra um interesse institucional de manter a liberdade de expressão como pilar da democracia.

Magui disse...

Você mesma disse que a mídia dá mais destaques às misérias humanas.Desgraça semprpe hpuve mas da forma como são divulgadas beira à doença.Por isso é queu não é preciso diploma para ser jornalista: plantaram, colheram.

Julis disse...

é amiga isso é Brasil, nao sabia dessa sobre a carnificina de gatos, um absurdo isso, aonde vai parar essa humanidade?

Neto disse...

Eu já havia lembrado para a PEC dos vereadores e sempre critiquei esse absurdo.

No que se refere ao terceiro mandato, fique tranquila. Ele não passará.

Já no caso do diploma, me abstenho de falar. Fico pensando sobre a legislação para os blogs e blogueiros - você sabia que há estudos sobre isso na Câmara?

Abraços Jana!

Anônimo disse...

Belo post. Tb estou irritada com tudo isso ai.
Big Beijos