quarta-feira, 10 de outubro de 2007

MARAVILHA DE LEITE CONDENSADO


O leite condensado surgui na França em 1828 com o objetivo de resolver o seu armazenamento e transporte.

O método consistia em aquecê-lo a uma temperatura de 120ºC num recipiente fechado, submetido a pressão."Primeiro surgiu o leite evaporado líquido e imediatamente passou aser adoçado na forma de leite condensado popular no Brasil",do livro A Vitória do Leite,da nutricionista Maria Luiza de Brito Ctenas.Esse livro ela escreveu especialmente para aTetra Pack.

Porém o norte-americano Bill Borden descobriu que ao desidratar o leite para torná-lo em pó,ele descobriu que o leite tornava-se leite condensado.

A invenção de Gail Borden foi patenteada em 1856 sendo valorizada somente quatro anos depois, quando estourou a Guerra Civil Americana.

Gail Borden ficou rico, transportando leite condensado eleite me pó para as tropas , e depois esses produtos foram colocados no mercado.

O leite condensado comercial possui alto teor de açúcar,sendo o ingrediente principal para variados doces como pudim, brigadeiro,beijinho,cajuzinho além de deliciosas bebidas.

No Brasil os primeiros carregamentos chegaram no final do século XIX.Inicialmente era usado como bebida (recosntituído com água).A vantagem do leite condensado é que ele conseguia atender às necessidades de escassez de leite,pois poderia ser armazenado por um longo tempo.O leite condensado simboliza qualidade e versatilidade.

Em 1921, com a sua primeira unidade construída em Araras, no interior paulista, a Nestlé parou de importar e começou a fabricar no Brasil o leite condensado, mias tarde conhecido com Leite Moça.Em pouco tempo o Brasil converteu-se no maior mercado mundial de leite condesado açucarado, posição que mantém até hoje.


"FESTA SEM BRIGADEIRO NÃO É FESTA"


Brigadeiro ou negrinho é um doce brasileiro criado na década de 1920.O nome do doce vem da patente do brigadeiro militar Eduardo Gomes, que ganhou notoriedade ao fazer parte de uma frustrada revolta comunista.Em 1946 e 1950 ele foi candidato à Presidência da República.Na mesma época a Nestlé estava introduzindo no país o seu chocolate em pó.Na época , dada a dificuldade em se obterem leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces ,surgiu a idéia de misturar leite condensado e chocolate.

Há boatos que afirmam que o nome do doce foi dado "em homenegem" ao militar de forma satírica, já que Eduardo Gomes havia perdido um dos testículos durante um tiroteio.Isso porque o brigadeiro, como o beijinho e o cajuzinho são os únicos doces brasileiros que não levam ovo em suas receitas.

Conlcuindo:quem diria que na época fazer um doce só com leite condensado e chocolate (sem ovos) foi considerado uma ousadia...E mais:um doce simples e muito, mas muito gostoso...

Sei que a grande maioria com certeza já sabe fazer brigadeiro, mas como a semana é das crianças, foi aprimeira coisa que faz lembrar alegria, festa,simplicidade e muita doçura.Convenhamos,de amarga já basta a vida, vocês não acham?

Um forte abraço para todos e tudo de bom,
Janaina de Almeida.


5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu adoro brigadeiro, mas amo mesmo é o beijinho hehehe

Interessante saber a historia do leite condensado.

bjs

Anônimo disse...

Adorei este post,JANAINA.
Além de adorar leite condensado,não sabia da história do brigadeiro.
Muito legal!!

Beijos!

Lula disse...

Quando eu era pequeno e minha mãe usava o leite condensado pra fazer qualquer coisa, eu disputava com minhas irmãs a latinha e, primeiro, eu queria ter uma língua bem comprida pra poder lamber o fundo dela e, segundo, sempre dizia que quando eu crescesse iria comprar UM MONTE de latinhas de LC só pra poder tomar tudo sozinho.

Acho que foi daí que veio minha barriguinha eterna, e não da cerveja, como muitos dizem.

Beijão.

Lúcia Laborda disse...

Hum!... Jana, que post delicioso, heim? Será que tem alguém que não goste de leite condensado, ou das delicias feitas com ele?
Bom feriado!
Beijos

Lulu on the sky disse...

Amo brigadeiro tudo de ótimo nessa vida não?
Gostei de saber das curiosidades.
Jana, te mandei o email com as respostas q faltaram do video-show.
Big Beijos