quinta-feira, 18 de outubro de 2007

LIVROS INFANTIS




Olá amigos e amigas virtuais,

hoje postarei sobre alguns livros que fizeram parte de minha infância que com certeza me ajudaram a ter uma visão mais crítica em relação à vida.Eram livros que as professoras recomendavam para leitura.Infelizmente têm alguns livros que não consegui pesquisar a imagem pela Internet, mas a essência é a mesma,ok?São livros que recomendaria para leitura de crianças de todas as idades...



O primeiro livro que li tem até um nome engraçado, podem rir à vontade:O PINTINHO QUE NASCEU QUADRADO.Como?Isso mesmo.O livro possui uma história é bem curiosa e atual, pois é sobre um pintinho chamado Pitá que nasceu diferente de todos os seus irmãos:numa forma de cubo.Por causa disso ele sofria muito,só porque seus irmãos que nasceram todos "normais".Porém, cansado de não ser aceito pelo seu jeito e sentindo-se só ele foi embora de casa e encontrou um circo,onde encontrou sua veradeira turma, onde todos os animais eram valorizados pelas suas diferenças:no meu livro me lembro que havia um papagaio com pescoço em espiral, um elefante trapezoidal, uma girafa em forma de triângulo, ou seja, os animais eram diferentes do convencional mas não deixavam de ser por dentro eram animais maravilhosos. A imagem desse livro é só ilustrativa, pena que não achei na a imagem da primeira edição, mas o conteúdo vale.



No mesmo ano eu li esse livro do fantástico Ziraldo:O BICHINHO DA MAÇÃ.História desse livro é sobre um bichinho (uma minhoca ) que vivia dentro de uam maçã,ele adorava contar anedotas para todos os animais ,dando mais alegria à floresta.O bichinho adorava inventar histórias, as mais incrívies do mundo.O que gosto nessa história é que mesmo morando numa maçã, o bichinho era muito feliz, porque também fazia quem estava a seu redor feliz também.




O mais interessante é que os livros infantis têm títulos bem curiosos e chega a ser engraçado, mas pensando bem,os livros de infantis não tem nada...Como esse, Zero Zero Alpiste.O título vem do apelido do menino que era bem bochechudo e possuía sardas.Mas o tema principal da história é machismo, questinonado porque um menino não pode expressar seus sentimentos,que chorar é "coisa de menina".Bobagem:chorar é um sentimento e direito de todo mundo.





Ah, esse não poderia faltar em minha lista de jeito nenhum e até hoje é sucesso na literatura infanto-juvenil:O Menino Maluquinho criado pelo mineiro e brilhante Ziraldo.

Apresenta histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca que era saudavelmente "maluquinha" na minha opinião.são cartuns que descrevem liricamente o sabor da infância.

O livro faz tanto sucesso até hoje que já vendeu mais de dois milhões e meio de exemplares servindo de isnpiração para filmes, seriados, hostória em quadrinhos e cinema.É um livro excelente para iniciar a criança ao incentivo à leitura.








Só mais um livro, que não poderia ficar de fora de minha lista e que me fez despertar o senso crítico para a política e a história já possui mais de vinte anos(li em 1986)mas é atualíssimo:PASSARINHOS EGAVIÕES, de Chico Alencar.Fábula da Democracia, passa em catanduva, onde em Caturama, terra boa, todos os pássaros viviam em harmonia.Até que o pardal, por receber elogios demais,ficou muito convencido e quis ser o rei da mata e começou a mandar mais que os outros.Certo dia descobriu que,se comesse ovos , se transformaria num gavião eficaria mais forte.contou esse segredo para os seus amigos e se tronaram gaviões-pardais como ele,passando a controlar avida de todos na mata:impuseram decretos-leis, na firmaram um exército ,introduziram a censura.Tema mais atual, pois para se chegar ao poder muitos "pensam" que vale tudo, até pisar em quem for para conseguir o que quiser.Como já me disseram;quer sabre como uma pessoa realmente é, dê poder a essa pessoa, e também tem que haver uma certa cautela para elogiar certas pessoas, infelizmente...

Concluindo:caso vocês encontrem algum desses livros em sebos(pois são antigos),livrarias ou em bibliotacas,são boas dicas para se tomar o gosto para a leitura.

Um forte abraço para todos e tudo de bom,
Janaina de Almeida.

Up Date:hoje não poderia esquecer que um grande amigo virtual está fazendo aniversário: Cláudio do blog "Jogando
Conversa Fora" .Claudão ,mil felicidades e tudo de bom.Um dos blogueiros bem especiais, pois ele sempre me incentivou a não desanimar, desde o meu antigo blog.Querem uma prova, eu mostro:

"Um blog novo mas nem por isso deve ser esquecido.Janaina, uma blogueira carioca,coloca alma no que escreve e seu blog passeia por diversos temas,sempre com inteligência e simplicidade.tenho certeza que é um blog que ainda vai crescer muito e se tornar um dos mais lidos desse país.Leva selo também."

Querem mais?Ele merece!!!!!!!!!!!!Feliz Aniversário, Cláudio.







15 comentários:

Lila Rose disse...

Oi, querida! Estava sumida, mas tô de volta na área! E com saudades dos teus posts!!

Adorei as dicas. Destes, só li o Menino Maluquinho. Mas, vou anotar os outros. Eu, que adoro um sebo, se me deparar com algum levo para os meus afilhados.

Bisous!

Lulu on the sky disse...

Jana, eu só li o menino maluquinho muito legal. Vc viu o filme?
Big Beijos

Claudio disse...

Brigado pela nota. Seu blog é bom mesmo, não é favor nenhum encher sua bola.

bjs

Anônimo disse...

Eu gosto muito de ler, mas li poucos livros na infância, o que me leva a pensar que nem sempre o gosto da leitura se faz com o habito de ler, acho que em algumas pessoas esse gosto já é inato.
O livro de "criança" que adoro é o Pequeno Principe,

bjs

Blogger disse...

Nooooossa, eu me lembro dos primeiros livros que eu li, era uma coleção de 4 livros... me lembro de ter lido várias vezes, eu deitava na rede, balançava e viajava na leitura...

Bjosss!!!

Yvonne disse...

Querida, como sou mais velha que você, não li nenhum desses livros, mas conheço todos por causa dos filhos. O Menino Maluquinho já virou um clássico. Beijocas

Anônimo disse...

Muito legais as recordações,Janaina.
Eu não li nenhum deles,mas fiquei curioso,heheh
E belas palavras sobre o grande Claudio.Ele bem merece!!

Beijos!

Julis disse...

Eu tenho até hj o livro do menino maluquinho é muito legal, meu filho vai ler. (qdo tiver um filho)

Anônimo disse...

Não li nenhum desses... Eu me lembro de um que eu adorava: o Manual do Escoteiro Mirim. Nossa, era muito legal! Tinha de tudo: de receitas a experiências!

Kisses

Anônimo disse...

O único que me vem a mente, é um da coleção Vagalume, entitulado "O Cadáver ouve rádio"...

Obrigada pela leitura que me proporcionou!

Anônimo disse...

Oi,JANAINA

Passando pra te convidar a comer um pedaço de bolo por la.

Beijão!

Mamãe de primeira viagem disse...

oi janaina...
minha primeira vez nesse blog...
nossa, na minha infânci tb li um livro que se tornou inesquecível... Polliana... Lindo livro... isso sem contar os livros da Série Vagalume, eu lia todo que aparecessem em minha frente...
beijossssssssss

Lúcia Laborda disse...

Oie Jana! Que belo e meigo post! O menino maluquinho eu li e é muito bom!
Que sua semana seja de grandes realizações!
Beijos

Ulisses disse...

Me interessei bastante por esse livro do pardal. Me lembrou "A Revolução dos Bichos", que é escelente.

Anônimo disse...

Gostei das dicas dos livros,eu tbém li muito livro bom na minha infância,eua doro ler ate ate hoje.O menino maluquinho é lindo D+++...Beijos