quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"HOJE É DIA DE REIS"


Dia de Reis ,Festa de Reis ou "Epifania do Senhor",significa o dia em que Jesus se manifesta para outros povos.Infelizmente aqui no Brasil esse dia perdeu seu significado religioso sendo mais lembrado com o dia em que se desmonta a árvore de Natal. Segundo a tradição,foi nesse dia que os três reis Magos foram orientados pela "Estrela de Belém",até a gruta onde Jesus havia nascido para presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. O ouro simbolozava anobreza, sendo presenteada por Belchior. O incenso representava a divindade de Jesus, sendo presenteada por Gaspar. A mirra, sendo uma reva muito amarga, simbolozava o sofrimento que Jesus enfrentaria na Terra enquanto Salvador da Humanidade, também simbolizava Jeus quando homeme.Foi presenteado por Baltazar.

Segundo a tradição, um era negro(africano),branco (europeu) e o terceiro moreno(assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época.quanto ao nome dos três, quem deu nome aos magos foi Beda, umm cronista inglês que viveu entre 673 a 735 d.C. Em outors países, principalmente na Europa, essa data tem um significado tão importante quanto no Natal, sendo feriado em todo o continente. Na Espanha é Festa de Reis.Na Itália chamam de "Befana".Befana para os italianos significa uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças.Befana traz um significado muito importante para a Itália, que principalmente no Natal valoriza o idoso.A tradição é seguida até os dias atuais, onde ninguém recebe presente dia 25 de dezembro, e sim no dia 6 de janeiro.

REISADO NO BRASIL

Apesar de a maioria dos brasileiros não estar tão ligada quanto os europeus à Festa de Reis, inúmeras comunidades, principalmente no interior do Brasil, promovem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens européias da celebração mas que adotaram formas, cores e significados locais bastantes próprios de nosso povo na expressão que virou parte de nossa cultura.

Os Reisados brasileiros envolvem música, dança, celebração religiosa, orações, com elementos específicos mais marcantes dependendo da região do país, e acrescenta a tradição de que aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (na realidade, o simbolismo representa a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer graciosamente comida a seus integrantes, que realizam toda sua performancede tradição folclórica-religiosa local, enaltecem o hospedeitr, agradecem pela comida e seguem para o próximo destino.

fonte:Universia

Um forte abraço para todos e até mais, beijos,

Janaina de Almeida.

3 comentários:

Enfil disse...

Acho legal as cores, o folclore todo, mas fica nisso. Sou Espírita, você bem sabe.

Beijão grande e um bom ano para nós todos.

Enfil/Dono do Bar
http://blogsexoverbal.blogspot.com/

Enfil disse...

Ah, também sou relapso!

Ruby disse...

Acho que antes se comemoravam mais, mas é mesmo muito colorido.