sexta-feira, 18 de abril de 2008

BLOGAGEM COLETIVA/CONTRA O ANALFABETISMO



"Todo mundo é inteligente, meu filho.A cabeça é nosso mestre e o mundo é uma escola, ensina o lado positivo e negativo."


José Datrino, profeta Gentileza.



Janaina, porquê associar o tema ao profeta Gentileza?Explico:

José Datrino , mais conhecido como profeta Gentileza, era empresário que largou tudo,acahando uma melhor forma de divulgar a bondade, a gentileza.Sua forma de expressão foi escrever um livro nas pilastras do Gasômetro que levou quase dez anos para fica pronto.são 56 textos pintados nas cores da bandeira do Brasil.

Esse gesto de Gentileza foi o maior modo de patriotismo , bondade e sabedoria que serve de exemplo para todos nós.

Pode ser também uma forma de alerta e de protesto sem barulho , estardalhaço para que o nosso mundo tem que mudar.Não sou a palmatória do mundo mas vejo que o nosso sistema educacional possui bases de dependência, submissão, paternalismo e imediatismo.

No meu modo de ver o mundo, as minhas sugestões para combater o anafalbetismo uma coisa primordial, que é o princípio de tudo, tão importante que ler e escrever:

-Ensinar princípios de ética , respeito e cidadania.
-Mostrar princípios educacionais para se valorizar e respeitar o outro e o mundo, sem paternalismo.Dar a conscientização de que não somos o centro do universo.
-Saber que cada um tem o seu tempo.
-Justificar o porquê das coisas, sem a imposição de antigamente.Exemplo:aulas em laboratório, oficinas.Desmitificar as disciplinas que fazem parte da grade curricular, sem grilos eparanóias.
-Incentivo à leitura e associar um ahistória ao contexto histórico,trazer para a realidade.
-Incentivar a criatividade, pois só assim o estudo fica bem mais legal.

Enumerei essas sugestões porque na minha concepção de mundo porque a partir do momento que ensinarem princípios de ética e respeito , boa parte dos problemas serão resolvidos.E acrescento:o que mais me assusta é o ANALFABETISMO FUNCIONAL.Já imaginaram uma pessoa que sabe ler, escrever, assinar o nome mas não sabe entender um texto, ler um contrato não se questiona sobre o que acontece em sua comunidade , seu país, seu mundo.

Infelizmente parte do anafabetismo acontece por culpa do povo brasileiro que é sem vergonha.Desculpe se desapontei você mas é a mais pura realidade.Vocês acham normal em pelno 2008 uma pessoa se confromara com bolsas, vales, em alguns cursos que só produz mão-de-obra barata?Porque para uma certa minoria naõ é interessante formar pessoas questionadoras, com espírito empreendedor, com espírito de criatividade.

Porém, apesar de tudo e com os pés no chão sempre sou otimista escrevo que há uma saída sim, só que não é valorizado:

O NOSSO VOTO!!!!!!!!!

Pensem , assistam ao vídeo que não preciso escrever mais nada e tirem suas conclusões.



Espero que meu post e minha singela contribuição seja de serventia, quem sabe para a Blogosfera, para o Plano Astral, quem sabe...

Um forte abraço para todos e um excelente feriados para todos,beijos.

Janaina de Almeida.

9 comentários:

Angela Ursa disse...

Janaína, ensinar ética e respeito é muito importante, sim, diante do império da corrupção que tomou conta do nosso país. Beijos da Ursa

Anônimo disse...

Achei uma experiencia incrivel a do tal profeta,Janaina.
Beijao!!

Lulu on the sky disse...

Bacanerrimo sua opinião sobre o assunto não tinha pensado por esse lado sabia?
Big Beijos Jana.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Janaina, consegui chegar até você, uffa!

Que idéia excelente a sua em colocar aqui o profeta Gentileza.

Ensinar é o melhor dos valores.

Parabéns!

Obrigada pela participacao.

valeu mesmo

Grande beijo

Julis disse...

Sabe amiga, eu concordo com tudo que vc escreveu, mas sabe que se tratanto de Brasil, vejo que muita gente GOSTA de escrever errado (quer mais do que os Miguxes?), acho ótimo vc postar um assunto como esse, pq embora a grande maioria ache que não passa de uma besteira o assunto é MUITO sério sim!!!!

Lila Rose disse...

Ética e respeito deveriam fazer parte obrigatoriamente das grades curriculares não apenas dos ensino básico e fundamental, mas também do nível superior.

Belo post, querida. Estou passando para avisar que estou de volta ao blog e agradecer o carinho, de sempre.

Bisous.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

OI Jananina, já passei por aqui e deixei meu comentário, nao entrou?

Fábio Mayer disse...

Uma grande verdade, a melhor saída é o voto consciente, se bem que melhorar a forma de apresentação de certas matérias na escola também é importante.

Abraço, tenha um bom feriado.

Anônimo disse...

Janaina cheguei. desculpa a dmeora..
Mas vc tem razao, a culpa é do povo que é muito conformado com a situaçao...